sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bizarro: Síndrome de Cotard

Imagine você se olhar no espelho e ver um cadáver? Assustador não? É isso que acontece com os portadores dessa rara síndrome.



Nessa síndrome a pessoa acredita que já morreu, ao se olhar no espelho vê um cadáver, pode sentir a carne apodrecendo. Ou adquirir tendências megalomaníacas, acreditando ser imortal.
Foi descoberta em 1880 pelo médico frances Jules Cotard (daí seu nome).
O doente pode sentir a falta de sangue em seu corpo e descrever com detalhes sua morte (que obviamente é fantasiosa né?), sente a falta de órgãos e partes de seu corpo. Pode sentir o cheiro da carne apodrecendo e os vermes passeando por seu corpo (ecaa)
A síndrome é mais frequennte em pessoas com drepessão profunda, esquizofrênia e transtorno bipolar. Por acreditar que está morta o indivíduo deixa de comer, beber, dormir e se limpar. Nesse caso sua ilusão tem grandes chances de se tornar realidade. Há um caso de uma mulher que passou a vestir só um sudário e dormia no caixão, pediu para ser enterrada, como seus familiares recusaram-se ela ficou deitada no caixão até morrer.
Outra mulher viu uma fumaça saindo de sua boca e acreditou ser sua alma, sentia cheiro de podre e via os vermes, mas com os tratamentos ela se recuperou.

E há quem diga que a mente não é capaz de controlar nosso corpo hein?



Nenhum comentário:

Postar um comentário