sábado, 11 de outubro de 2014

Livro: Tigre Tigre - Polêmico, Doloroso e Realista

Um dos maiores problemas que enfrentamos na sociedade atual, é a pedofilia, como saber se uma criança é abusada? Como um pedófilo se aproxima? Como convence a criança?
Nesse livro, de forma detalhada e objetiva a autora nos conta toda sua história.


Para concluir minha monografia, precisei ler alguns livros sobre o assunto e confesso que este me me marcou pela objetividade e riqueza de detalhes com o qual a história é contada.
A autora narra de forma detalhada sua experiência com um pedófilo, que conheceu em uma piscina pública, ao vê-lo brincando com seus enteados de maneira carinhosa, que a encantou, a menina vivia em um lar desestruturado, sofria bullying na escola, e não tinha amigos, algo que a tornou uma presa fácil para o pedófilo, a qual esta dá o nome fictício de Peter.
Dessa inocente brincadeira, surgiu um relacionamento de 15 anos, o qual a autora nos mostra as artimanhas com as quais era envolvida, uma menina carente, sem ninguém para conversar não percebia o que estava vivenciando. A presença de Peter era uma forma de escape de sua realidade cruel, a mãe doente mental, as agressões na escola, e o pai alcoólatra, que em momentos de lucidez tentava afastar sua filha das investidas de Peter, mas em vão,
A menina é envolvida por brincadeiras, ao ser ver inocentes, mas que percebemos ao longo do livro, que de inocentes não tinham nada, como ao brincar de animais selvagens, onde Margaux era sempre o tigre e interagiam nus no porão da casa de Peter.
Muitas vezes ela aceitava as brincadeiras para agradar Peter, com medo de perder o único afeto o que possuía.
O que me chamou a atenção no livro, foi o motivo que a menina se tornou uma presa fácil para o pedófilo, sua carência, ela deixa claro ao longo do livro, que Peter era a única pessoa que parecia se importar com ela, a necessidade de uma criança em ser amada, se tornou um pesadelo que a marcou pelo resto de sua vida.
Como todos sabemos, os traumas das vítimas de pedofilia duram para o resto de suas vidas, diferentemente de um assaltante, que é um estranho prestes a atacar, o abusador é na maioria dos casos, alguém que a criança gosta, e geralmente confia, isso pode gerar dificuldade em confiar nas outras pessoas ao longo da vida.
Por crescer afastada de outras meninas de sua idade, e não possuir diálogo com sua família, Margaux não percebe a situação terrível com a qual se encontra.
Com o passar do tempo, em que vai crescendo e conhecendo outras garotas, a autora se dá conta da situação em que está vivendo, e confusa, se afasta de Peter, que tenta de todas as maneiras agradá-la, apelando para todas as chantagens, chantagem esta que cumpre, acaba se matando.
O que me chocou no livro, foi a riqueza de detalhes com a qual a autora narra (não vou citar, pois alguns detalhes são pesados) e a forma direta com a qual expõe sua história, sem vitimismo, autopiedade, ou preconceito. Apenas contando uma história triste como ela realmente é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário