Sócrates:
Critica aos sofistas: preferência pela verdade ao conhecimento.
Pólis ateniense: Sócrates faz a popularização do conceito de filosofia. Para ele a beleza da alma é a sabedoria.
· A ética é o ponto de partida para a teoria da justiça socrática, para ele ciência e bem confundem-se, só se faz o mal por ignorância sendo praticado de forma involuntária, o caminho da ciência é o caminho da virtude. Sócrates não acreditava no conhecimento, era favorável a polis ateniense democrática.
· Era Platão quem escrevia os diálogos de Sócrates: diálogo desenvolvido em uma cela onde Sócrates está preso foi preso pelos crimes de introdução de deuses e corrupção a juventude. Debate = ciência x daimon (demônio) no fim do dialogo ele se afasta da polis ateniense.
· Não considerar a opinião de todos, mas somente de pessoas racionais, esse afastamento não significa desconsideração, é afastar de um conceito que tem outra opinião.
· Diálogo entre Sócrates e as leis da Republica Grega: As leis exigem seu obedecimento, mas podem ser modificadas pela persuação, em processo democrático: Socrates demonstra concordar com as leis e com a maneira com que elas administram a justiça. As leis permitem que o sujeito saia de Atenas caso não concorde com a forma de administrar a justiça, caso concorde com essa administração o sujeito deve se tornar súdito destas leis.
· Ele não critica as leis e sim a injustiça, ele não recorre a justiça do direito natural e expõe que o sistema do direito positivo é que estrutura suas decisões. Separa a justiça e a validade das leis.
Platão:
A justiça fundada na ordem, a justiça só se faz quando segue determinada ordem.
· A idéia diretriz do pensamento ético de Platão, na qual entrecruzam-se o significado de ética e mitos, é a idéia de ordem.
· Analogia: A idéia de ordem exprime uma proporção, Platão estabelece uma relação analógica entre as partes da alma e nas virtudes entre a alma e a cidade.
· Desenvolvimento da justiça e seus problemas:
A discussão da justiça na república foi a ocasião aproveitada por Platão para transpor a um terreno metafísico, na herança socrática ele busca a concepção verdadeira dos sofistas, a verdadeira concepção de justiça. É levado a ampliar a discussão de sorte e desenhar uma visão grandiosa da ordem na cidade e no individuo, unidos pelo laço da analogia.
· Fundamento: O conhecimento da ordem implica o conhecimento do bem.
Do conhecimento do bem deriva o conhecimento das realidades a serem ordenadas.
Bem: unidade ordenada
Mal: Multiplicidade desordenada
O bem e o mal na verdade não existem.
· Filosofia política: Descrição de uma polis que seja a imagem de uma polis ideal, na qual a ordem passa ordenar.
· Antropologia: mostra como se reflete na estrutura da sua alma individual a ordem da cidade cidade justa.
· Estrutura da alma segundo a analogia com a Ppolis: modelo tricolônico da alma polis.
· Função do governo: racional – sabedoria guardiões filósofos.
· Função de proteção usável: coragem, guardiões, soldados.
· Função de garantia do sustento: Trabalhadores.
· Ontológio: inquirir acerca do fundamento ultima da idéia de justiça: idéia do bem. Caminho para o conhecimento do bem para educação dos filósofos.
Definição de justiça para Platão: Justiça é executar a própria tarefa dada por natureza e não se meter na tarefa alheia. Criticas a polis ateniense e busca do conceito de justiça.
Argumento das República: Sofistas: O inicio, a justiça é usada para deter o poder dos mais fortes.
Platão: Justiça coletiva ultrapassa a realidade, a justiça surge como equilíbrio para manter a ordem na polis, Platão é contra a democracia, na polis ideal homens e mulheres estão no mesmo patamar.
Sócrates era favoravel a democracia?
ResponderExcluirSócrates sim, Platão a criticava.
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