segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caboclo d'água

Resolvi postar esta lenda, porque o cabloco d'agua está aparecendo frequentemente nos jornais aqui de Minas Gerais, suas constantes aparições no triângulo mineiro tem tido tanto destaque que já ofereceram R$ 10.000,00 por quem tirar uma foto do bicho, que estaria matando animais e teria matado um homem na beira do rio.
O caboclo d'água é um gigante mitológico que defende o rio São Francisco e mora no seu ponto mais fundo numa gruta toda de ouro, assombra e maltrata os pescadores, afundando e virando embarcações, ou afugentando os peixes, mas quando ele gosta de um pescador a pesca é farta.
Dizem que quem o mata pode se apoderar de todo ouro de sua gruta, mas acha que é facil ? O couro dele é tão duro, mas tão duro que nada atravessa.
Quem o vê descreve como um ciclope troncudo e musculoso, a pele pode ser cor de bronze ou bem peludo, mesmo parrudo desse jeito ele é bem agil, pode viver fora d'agua, mas raramente se afasta das marges do São Francisco.
Há quem diga que pode assumir a forma de outros animais, um pescador relata que viu um cavalo boiando e quando chegou perto para ver a marca e avisar o dono o animal afundou inexplicavelmente e ele viu o caboclo d'agua agarrado na ponta do barco, prontinho para virá-lo, a sorte do pescador é que ele tinha fumo na bolsa e atirou para o bicho que saiu feliz da vida.
Pois quando se joga fumo para ele, fica feliz e não atormenta os pescadores, acredita-se que o metal também afugenta criaturas, costumam cravar facas no fundo dos barcos, ou esculpir carrancas nos barcos.
Ninguém que tentou chegar á gruta do monstro retornou, alguns foram encontrados mortos, outros sumiram.
Lenda ou não, esse ser está mechendo com a imaginação das pessoas aqui em Minas.

 
(Descrição do caboclo d'água)